sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Torta de laranja com caramelo e nozes


Cá em casa não se fazem muitos doces, isto porque o marido e as filhotas não são grandes fãs de doçarias. Eu pelo contrário sou uma GULOSA, por mim fazia e comia todos os dias um delícioso doce. Estaria de certeza uma bola gigante, kekekeke!!!

Ontem reuni amigos à volta da mesa e para a sobremesa fiz uma torta de laranja. O motivo de fazer esta torta foi um desafio ou melhor uma sugestão colocada há algum tempo pelo Fábio. Sugeriu que eu fizesse uma torta de laranja com nozes. E porque não! Só fiz uma torta na vida e com ajuda da minha mãe ...  Eu gosto muito de tortas portanto mãos à obra. Na blogosfera encontrei cantinhos com receitas super apelativas. Optei pela mais bombástica, mais prática e mais rápida de fazer. Segui a sugestão da Moira. Acrescentei uma cobertura um caramelo e nozes.

Ficou tal como imaginei, doce, fresca e muito saborosa. A repetir cá em casa de certeza.

Fica a sugestão para fim de semana, fiquem bem.

Ingredientes:
  • 10 ovos
  • o mesmo peso dos ovos em açucar
  • 2 colheres de sopa de farinha maizena (amido de milho)
  • raspa de 2 laranjas
  • sumo de 2 laranjas
Preparação:
Ligue o forno a 90ºC
Unte um tabuleiro com margarina, forre com papel vegetal e volte a untar com margarina e enfarinhe.
Bata todos os ingredientes até formar bolhas.
Vire o preparado para o tabuleiro e leve ao forno. Neste instante suba a temperatura para 170ºC.
Quando começar a cheirar a cozido, teste com o palito, se este sair seco a massa está cozida.

Numa mesa coloque um pano limpo e húmido, polvilhe com açucar. Vire por cima a torta e retire de imediato o papel vegetal. Enrole a torta com a ajuda do pano e deixe assim repousar dentro do pano por algum tempo. Transfira para travessa só quando estiver frio para não se partir.

Cobertura
Ingredientes:
  • 8 colheres de açucar
  • q.b água
  • q.b nozes
  • 1 colher de sopa de manteiga
Preparação:
Leve ao lume o açucar até começar a ficar com uma côr caramelo. Desligue o lume.
Junte as nozes e envolva.
Junte um pouco de água até ficar sobre o líquido.
Junte a manteiga derretida.
Quando arrefecer teste se está líquido. Se quiser um pouco mais líquido junte aos poucos água quente e mexa até ficar o ponto desejado.


32 comentários:

  1. Bom dia Paula, nossa o meu marido ama de paixao essa torta, com molho de caramelo e nozes nunca experimentei, mas acho que ele ia gostar, alias adorar!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Esta combinação de caramelo e nozes deve casar mesmo bem...
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Olá

    Bem que bela combinação , devia estar delicioso :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Que delícia...deve ser maravilhosa.

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Paula, querida!
    Esta receita está me chamando. Nunca fiz tortas sozinhas (chamamos de rocambole), mas com ajuda da minha mãe. Seu sucesso me faz pensar que também sou capaz de fazer uma destas sozinha em casa. Vou tentar qualquer dia!
    Adorei tudo!
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Que linda torta. Está magnífica. A combinação dos ingredientes, deve ter ficado com um sabor maravilhoso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Hummmm... maravilhoso, eu só retirava as nozes!

    ResponderEliminar
  8. Que linda está a tua torta, mesmo perfeita e tão apetitosa!

    ResponderEliminar
  9. Adoro doces e uma torta linda e saborosa assim não
    dispenso de jeito nenhum, ficou linda!
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Bom, tenho de dizer que o aspecto é mesmo bonito, mas o sabor deve ser muito melhor.
    Torta são sempre boas, mas com este molho de nozes e caramelo,deve ser de comer e chorar por mais.....

    Beijinhos
    Becas

    ResponderEliminar
  11. Paula que tortura.Ver essa imagem e não comer um pedaço é um sofrimento.Adorei, ta com uma cara ótima.Beijos e bom final de semana.

    ResponderEliminar
  12. Linda torta, deve ter um sabor inigualável.
    Bejos, bom final de semana
    Ana Claudia

    ResponderEliminar
  13. Ficou óptima :) Aqui ninguém se importa de te fazer companhia nos doces!!
    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então está combinado eu faço e mando via "correio azul" kekekeke
      beijocas

      Eliminar
  14. Bemmmmmmmmmmm isso deve ficar uma deliciaaaaaaaa :)

    ResponderEliminar
  15. Oi Paula,
    Essa torta é um sonho está perfeita e deliciosa, ótima sugestão para um final de semana.
    Bom fim de semana, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  16. Obrigada por comentários tão simpáticos

    a todos que aqui passam e também para os que não passam UM fantástico fim de semana :)

    ResponderEliminar
  17. Que torta linda e deve ser deliciosa,bom final de semana beijos

    ResponderEliminar
  18. Paula eu adorei a torta..
    Nunca experimentei, mas a aparência ficou divina..
    Lá em casa tenho duas formigas.. que amam doces.. srrsrs
    Beijinhos e um fim de semana mais que lindo..
    Sheila

    ResponderEliminar
  19. Paula que aspecto fiquei a babar maravilha de torta deve ser uma delicia beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  20. Ai, que aspecto esta torta... deixou-me com água na boca... meu Deus!

    ResponderEliminar
  21. Linda...tanto pelo visual e deve ser também bastante apetitosa!Bjs.Sandra

    ResponderEliminar
  22. Olá Paula
    Fico contente que agarras-te a minha sugestão... e ficou com muito bom aspecto olha lááá :)
    Quando quiseres mais sugestões de doces fala comigo :P

    Beijinho e obrigado por não te teres esquecido de mim *

    ResponderEliminar
  23. Nossa... esse rocambole está lindo!!!!!

    deve estar uma delícia.

    Beijos
    http://eventos-inventos.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  24. fiquei com água na boca, o que não é dificil porque sou mesmo gulosa...mas esta está com um aspecto divinal:)) e ainda com saudades da torta de laranja da minha mãe, que não cozinha nada de especial, mas faz umas tortas de laranja d-e-l-i-c-i-o-s-a-s...

    beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  25. boa tarde...que bom aspecto...podia-me dizer quantas gramas de açucar colocou?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá

      Obrigada pela visita. A quantidade de açúcar depende do peso dos ovos. Junto os 10 ovos já sem casca e vejo quanto pesa. A quantidade de açúcar é o peso que dá dos peso dos 10 ovos.

      Aproveito para dizer que um cozinheiro sugeriu juntar umas gotas de limão ao caramelo e na verdade ficou muito melhor -

      Até breve
      Paula

      Eliminar
    2. eu pesei os ovos e dá 650 grs, não acha açucar demais?

      Eliminar
    3. Olá bom dia,
      Peço desculpa de só responder hoje

      se o peso dos 10 ovos deu 650gr está correcto. Verá que é a quantidade necessária para os 10 ovos e o sumo de laranja - é um doce conventual super calorico - verá que muito bom


      até breve
      paula

      Eliminar

Olá!
Obrigada pela visita, retribuirei assim que puder

Até breve
Paula

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...