quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Açorda de camarão e berbigão

Hoje cantam-se as Janeiras, come-se bolo-rei e as crianças representam a história dos Reis Magos.
Já tenho tudo alinhavado para o jantar do dia dos Reis.  E por aí? O que vai ser a ementa? Talvez uma açorda. Sabe sempre bem, em especial nesta época do ano. Aconchega o estomago após os excessos típicos desta quadra. Com o tempo frio ainda sabe melhor.
Esta fi-la em casa do nosso amigo J. em Cinfães e fez parte da ementa para a noite de passagem de ano.


Ingredientes:
300 gr Camarão
500 gr Berbigão (com casca)
1,5 dl Azeite
1 Cebola média
3 dentes Alho
2 Ovos
1 molho Coentros frescos
sal
1 malagueta
Água Q.b
1 pão tipo saloio médio (duro da véspera)

Preparação:
Coloque água suficiente, para cobrir bem os camarões, num tacho e leve ao lume. Tempere com sal e adicione uma malagueta e deixe ferver durante 1 minutos. De seguida junte o camarão, ao levantar fervura deixe cozer durante 2 minutos. Retire os camarões, passe-os por água fria e descasque-os. Reserve o miolo, as cascas e a água da fervura. Para enfeitar reserve alguns camarões com casca.
Volte a levar a água a ferver e junte o berbigão. Assim que levantar fervura retire-os e tire o miolo. Reserve as cascas, o miolo e a água.
Volte a levar a água ao lume, junte as cascas do camarão e do berbigão e deixe em lume brando durante 10 minutos. Passe por um coador e reserve.
Noutro tacho adicione o azeite, a cebola e o alho picado e deixe refogar. Junte metade da água da cozedura marisco e parte do pão. Deixe amolecer e esmague com uma colher de pão. Repita a operação e junte mais calda e pão. Tenha atenção para que a mistura acabe por ficar sobre o mole. Junte os camrões e berbigão e leve a lume brando. Envolva rapidamente os 2 ovos previamente batidos e deixe levantar fervura. Retire do lume e envolva os coentros picados.
Sirva de imediato.

Boa degustação!

Veja a minha proposta para o fim de semana

13 comentários:

  1. Está com muito bom aspecto.

    Bjs
    bom fim de semana.

    Becas

    ResponderEliminar
  2. Permita-me que lhe diga que tem um blogue delicioso em todos os aspectos!
    Adorei e vou voltar!
    Paula

    ResponderEliminar
  3. que bela açorda amiga, não aprecio muito mas comia da tua...bom aspecto...bjokitas

    ResponderEliminar
  4. Adoro açorda, seja ela de qualquer coisa, ou não fossem as minhas raízes todas alentejanas...
    Muito bom aspecto... os olhos já comem! :)

    Beijinhos
    Ângela

    ResponderEliminar
  5. Posso servir-me Paula? Tem bom aspecto :)
    Por aqui neste dia não é hábito uma ementa especial... aliás, ainda nem sei o que vou fazer de jantar :P

    Feliz dia de Reis para ti e para os teus *

    ResponderEliminar
  6. Que óptima açorda!
    Beijinhos
    Bom ano 2012.
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. amiga querida que delicia de receita esta divino mesmo amei
    parabens tem novidades da panco na minha cozinha bjoka sadhia

    ResponderEliminar
  8. além de parecer ótimo também é um prato lindo

    adorei


    Já estou seguindo aqui

    Beijinhus

    ResponderEliminar
  9. Ao tempo que não como uma açorda?!
    Boa lembrança (e que bom aspecto...!).

    ResponderEliminar
  10. Ui...eu gosto...mas o meu marido não gosta de nada que leve pão....

    Bj

    ResponderEliminar
  11. Olha, querida, fui ver o paté d atum...e deixei comentário, mas não sei se vês: assim pergunto aqui também: e paté de delícias do mar? Deve ser mais ou menos a mesma maneira de fazer, não? Gostava de saber porque para uma entrada...dá sempre jeitoe eu não tenho a certeza de como se faz.

    Obrigada, JINHOs

    ResponderEliminar
  12. Deixa-me te dizer que esta açorda.. hum... hum.. devia estar 5 estrelas.

    Beijinho

    ResponderEliminar

Olá!
Obrigada pela visita, retribuirei assim que puder

Até breve
Paula

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...