terça-feira, 15 de novembro de 2011

Compota de Maça e Pêra

Gosto muito de fazer compotas faz-me recordar a infância em casa da minha avó com toda a agitação à volta das panelas durante o verão e início do outono. O simples ato de escolher a fruta, cortar, levar ao tacho, o cheiro que fica no ar dos aromas da fruta, do açucar, da canela, ... é uma verdadeira terapia, e eu adoro!
Este ano foi ano de muita fruta e boa. Das maças oferecidas pela minha cunhada e com as pêras da minha mãe fiz uma compota deliciosa que já está pronta para as ofertas de natal.

Ingredientes:
0,5Kg Maça
0,5Kg Pêra
0,8Kg Açucar
10 sementes Pimenta da Jamaica
1/2 sumo Limão

Preparação:

Tire as sementes e alguma parte menos boa às maças e pêras e corte aos cubos pequenos. Numa panela coloque os cubos de fruta e o açucar e deixe ferver durante 10 minutos, de seguida baixe para lume brando e mexa de vez em quando para não pegar ao fundo.
Junte a pimenta da Jamaica e deixe ferver até engrossar.
Fica pronto quando tira uma pequena quantidade para um prato, deixe arrefecer e ao passe uma colher, se fizer estrada e o doce não fecha está prontinho.
Depois junte o sumo do limão e deixe ferver mais 5 minutos.
Verta de seguida para dentro de frascos esterilizados, feche logo e vire o frasco ao contrário para criar vacúo.
O sabor da pimenta da Jamaica é muito bom, experimente.

passe um dia em paz!

19 comentários:

  1. Olá!

    Que bela compota! Também gosto muito de fazer compotas! Essa deve ser óptima!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Adoro estas compotas caseiras Paula mas nunca fiz com as sementes de Pimenta...

    beijinhos e obrigada pela partilha!

    PS- recebeste o meu email??

    ResponderEliminar
  3. A tua compota tem uma cor deliciosa!
    É mesmo uma boa maneira de se aproveitar o excesso de fruta.

    ResponderEliminar
  4. Que boa ideia juntar as maçãs e as pêras. Felizes serão os que receberem esta generosa oferta :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Paula, também me identifico com todo esse movimento em torno das compotas, é uma coisa que gosto bastante, e vou experimentar a pimenta da jamaica sim, fiquei curiosa.
    Que catita o teu frasquinho;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada a todos/as que passam por este meu cantinho :) é muito bom sentir o carinho do outro lado, mesmo que não nos conheçamos!
    Pimenta da Jamaica dá um toque apimentado q.b é muito bom
    Os frasquinhos: à medida que se comsume a compota guardo os frascos. Compro azeitonas em frasco de vidro, as azeitonas acabam e guardo o frasco. O chocolate de barrar para as pequenas acaba - guardo o frasco. Basicamente quando chega à altura de fazer compotas e doces tenho o armário cheio de frascos, hehehehe. Já estava a esquecer as amigas também me dão frascos

    continuação de boa tarde
    PAula

    ResponderEliminar
  7. Que bela compota Paula, a junção de maçã e pêra deve ficar deliciosa!
    Há certos alimentos que nos trazem tão boas recordações...
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  8. OLÁ QUERIDA PAULA!
    A TUA COMPOTA FICOU LINDA!
    RECEITA ANOTADA,ADOREI!!
    BEIJOS..........

    ResponderEliminar
  9. esta muito boa e com uma cor muito bonita beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que linda ficou a tua compota! 5*. É ideal para oferecer neste Natal. beijos. Lucia

    ResponderEliminar
  11. Olá Paula!
    Obrigada pela visita amei teu cantinho e receitas...um beijinho e resto de uma boa semana.

    ResponderEliminar
  12. Olha... que novidade!!
    Nunca provei as duas misturadas!!
    Hummm... acho que vou fazer para provar...

    ResponderEliminar
  13. Adoro compotas , ainda mais se forem caseiras, a tua deve estar muito boa!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  14. Paula, já eu não gosto nada de compotas e geleias de frutas. Terás no próximo post de me deixar uma receita de... chocolate? ehehe
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Estamos quase todas/os de acordo - as compotas são muito boas

    Fábio: se provar compotas ou doces caseiros mudava de opinião. Breve deixo uma receitinha com chocolate e fruta ... muito boa garanto

    boa noite
    paula

    ResponderEliminar
  16. o teu blog é lindo parabéns, já sou seguidora, beijinhos. (:


    http://daniela-vivercomglamour.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. UMA COMPOTA COM PIMENTA É BEM INTERESSANTE.
    BJS

    ResponderEliminar
  18. são 33: pimenta da Jamaica, experimenta fica muito bem :)

    ResponderEliminar

Olá!
Obrigada pela visita, retribuirei assim que puder

Até breve
Paula

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...