quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Açorda de Camarão

Penso que eu e o Carlos temos uma costela alentejana, gostamos muito dos sabores e confecção da comida desta região. Para o jantar de anos da Bárbara decidi fazer um prato diferente, optei por uma açorda de camarão, que aconselho a todos. Ficou divinal :) de pedir por mais
Ingredientes:
200gr Camarão
500gr Miolo Camarão
1,5dl Azeite
sal, pimenta q.b.
1 baga Malagueta
1 Cebola grande
4 dentes Alho
1/2 Pão Saloio
2 Ovos
1 molho Coentros
Água q.b.

Preparação
Na véspera corte o pão aos bocados e deixe a secar até ficar duro.
Leve a água ao lume, quantidade suficiente para cobrir os camarões, temperada com sal, 1 malagueta e casca de 1 cebola. Quando levantar fervura, junte o camarão e deixe ferver. Após 2 minutos retire os camarões, passe por água fria, descasque metade e reserve. Esmage as cabeças do camarão e junte à água da cozedura e reserve.
Junte a cebola e o alho bem picadinho ao azeite e refogue até ficar aloirado. Junte o miolo de camarão até levantar fervura. Tempere com pimenta e sal.
Coloque num tacho os pedaços de pão. Junte a água da cozedura dos camarões aos poucos e esmague o pão. Volte a repetir esta operação até que o pão fique em migas moles - nós gostamos delas bem molezinhas -
Junte às migas o refogado e os camarões e envolva bem. Leve ao lume até levantar fervura e passe para lume brando.  Junte os ovos batidos, mexa e deixe cozer um pouco (1 minutos). Retire do lume e envolva os coentros picadinhos. 
Verta para uma travessa e enfeite com camarões.

Até breve!
Bom feriado

5 comentários:

  1. Fiquei a babar com estas migas...que delicia que devem ter ficado...vou experimentar!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Olá Paula!

    Obrigada pela tua visita ao meu blog, também gostei muito da tua página, logo à chegada deparei-me com esta açorda maravilhosa a olhar para mim, hummmmm... nham, nham...

    Tenho um relacionamento muito difícil com D.Cozinha, mas que remédio tenho senão procurar entender-me com ela,rsrsrs...

    Beijinhos e bom feriado.
    Patrícia.

    ResponderEliminar
  3. Que aspecto mais fantástico!

    Há lugar para mais um?!

    ResponderEliminar
  4. Cá por casa também se gosta de uma boa açorda! Já não faço há que tempos. Que saudades... bjs e obgd pelos teus simpáticos comentários sempre.

    ResponderEliminar
  5. Adoro, adoro, adoro, ou não fosse eu Alentejana hehehe, ficou mesmo apetitosa

    beijinhos!

    ResponderEliminar

Olá!
Obrigada pela visita, retribuirei assim que puder

Até breve
Paula

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...