sexta-feira, 20 de maio de 2011

Soufflé de Paloca

Ontem de tarde fui ao centro do Porto, não me lembro de ver as ruas tão movimentados e parados, um verdadeiro são João antecipado. Os acessos à Av da Liberdade fechados, a marginal parada ... os passeios cheios... Um redópio de gente para trás e para frente, adeptos juntavam-se para receber os jogadores do Porto, turístas a passear ,.... O nosso amigo Sueco estava surpreendido com toda a algazarra. Ao fim de muito, muito tempo chegamos finalmente à Loja de Souveniers na ribeira. Compramos um lindo e grande prato pintado à mão, que nesta altura já deve estar numa cozinha Sueca. Com um dia tão lindo e solarenta aproveitamos e descemos até às esplanadas beira rio. Apreciamos a paisagem, refrescamos com um bom vinho verde fresquinho e cruzavamos olhares com quem ia passando, portugueses e muitos, muitos turístas.
Acabei por chegar tarde a casa, claro. Como tinha sobras de Paloca fiz rapidamente um soufflé. Utilizei uma forma grande e por isso não ficou com o chapéu típico nos soufflés, mas posso garantir que estava muito bom


Ingredientes:
1 chavena de Farinha
3 chavenas de Leite
100grs de Manteiga
400gr Paloca
8 ovos
2 Cebola
1 Alho francês
Sal, 5 bagas Pimenta, Noz moscada q.b
coentros q.b

Preparação:
Para a massa não colar à forma pincelei de baixo para cima com manteiga à temperatura ambiente e polvilhei com pão ralado, de seguida reservei no frigorífico. Isto faz com que o soufflé cresça uniformemente e solto das paredes.
Desfiei a paloca, tirei as peles, espinhas e  reservei.
Em lume brando derreti a manteiga e juntei a farinha até ficar uma mistura homogénea. Depois acrescentei aos poucos o leite e mexi com as varas de arame, para não fazer grumos. Juntei a cebola e o alho francês, deixei ferver para o molho ficar espesso e sem grumos. Desligei o fogão e misturei a paloca e misturei muito bem as gemas. Temperei com o sal, pimenta e noz moscada e por fim acresentei os coentros bem picadinhos. Tem de ficar bem saboroso porque depois ainda se vai juntar as claras.
Bati as claras em castelo e envolve 1/3 das claras à massa para fica menos grossa. De seguida envolvi delicadamente com uma colher grande a restante quantidade.
Deitei a mistura na forma preparada e enche só até três quartos. Passei o polegar pela borda do soufflé a pressionar para dentro da massa. Isto faz com que cresça dos lados uniforme e com aspecto de "chapéu" típico dos soufflés.
Coloquei no forno pré-aquecido a 200ºC e baixei imediatamente para 190ºC. Cuidado para durante a cozedura não abrir o forno.
Ao fim de 25 a 30 minutos ficou pronto.
Servi assim que saiu do forno, e não perdeu toda a graça que lhe é típica.


Bom Jantar☺!!

2 comentários:

  1. A paloca está com otimo aspecto.
    bjs
    Becas

    ResponderEliminar
  2. Ui...estou rendida...também vou levar...
    Agora fiquei com desejos...e ainda agora acabei de tomar o pequeno-almiço...
    BJ

    ResponderEliminar

Olá!
Obrigada pela visita, retribuirei assim que puder

Até breve
Paula

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...