segunda-feira, 23 de maio de 2011

Bola de Carne

Aprendi a fazer uma bola de carne muito boa com a minha sogra, não dá muito trabalho e fica sempre bem. Como a pequenada gosta (e os grandinhos também), sempre que há uma festa a bola está incluída.
Mas desta vez, esta bola foi para a escola, para a festinha de fim do 2º período, já lá vai algum tempo.
Ingredientes:
300gr Paínho, chouriça cortado aos bocadinhos
500gr Farinha
50gr Fermento biológico
1col. sopa Manteiga
3dl Leite
1 pitada Sal
2col sopa de Azeite
4 Ovos

Preparação:
Colocar em banho maria o fermento, manteiga, sal, leite e o azeite até ficar morno. Cuidado para não aquecer demais, pois pode "matar" o fermento .... Tirar do lume, juntar de seguida os ovos e mexer bem.
Colocar este preparado no balde do Robot, juntar 1/2 da farinha e bater muito bem. Depois aos poucos juntar a restante quantidade de farinha aos poucos e bater muito bem. Fica pronto quando, a massa começa a separar das paredes do balde e começa a fazer "bolhas".
Virar a massa para uma forma, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Com os bocadinhos de chouriço vais-se espalhando e empurando a massa. Ou seja, cada cubo de carne serve para empurrar a massa em direcção aos lados, sempre a enterrar as carnes na massa. Quando já tiver colocado todas as carnes nivelasse a superficie com a mãoa espalmar a massa para que fique direita. Untar a mão com azeite faz com que a massa não se agarre, à mão.
Cobrir com um pano e deixar levedar. Quando estiver o dobro do tamanho, está pronto para colocar no forno pré-aquecido a 180ºC, durante aproximadamente 15minutos.
Cá em casa gostamos da crosta bem tostadinha

Bom jantar J

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá!
Obrigada pela visita, retribuirei assim que puder

Até breve
Paula

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...